O Livro dos Cachos e a desconstrução do mito de ‘cabelo ruim’

Finalmente temos um livro brasileiro sobre cabelos cacheados! 'O Livro dos Cachos' é um livro pensado para pessoas que são fruto da mistura de etnias no Brasil. É dedicado àqueles que querem manter o cabelo natural saudável, em especial os cacheados, sendo eles ondulados, encaracolados ou crespos. O conteúdo minucioso foi pensando e escrito pela especialista em cachos Sabrinah Giampá.

Sabrinha é uma jornalista inquieta em constante desenvolvimento. Para ela é fundamental desconstruir o mito do 'cabelo ruim'. Além de dicas e informações sobre cuidados com os cachos, o livro aborda questões sociais ligadas à ditadura do liso.

A gente recebeu o livro com muito carinho e agora vamos compartilhar, com você, uma entrevista que fizemos com a escritora. Vem conferir!

O livro dos Cachos por Sabrinah Giampá
Foto: divulgação



O livro dá dicas e possui muita informação valiosa para as cacheadas. Na sua opinião, qual o assunto que mais intriga os/as cacheados/as?
Acredito que são os cuidados corretos. Temos poucas informações quanto a isso, e há muito pouco tempo, e isso fez toda a diferença no dia a dia de todas as cacheadas.

É fácil se comunicador com o cliente que possui cachos?
A comunicação não é tão fácil porque ainda exigem mitos a serem quebrados, como por exemplo: que cabelo cacheado dá trabalho, que não pode ter franja, ser curto ou ter camada. A reeducação capilar também é complicada, porque a maioria dos produtos disponíveis nas prateleiras das perfumarias contém ingredientes que a longo prazo só maquiam os fios.

Existe uma busca constante por cachos perfeitos. Você considera esse comportamento natural?
Acho que temos que quebrar esse contexto da perfeição. A perfeição não existe. Acho que todos os padrões devem ser quebrados. Cacho perfeito é o que a natureza te deu, independente da textura.

Muita gente acha que manter o cabelo cacheado é mais difícil que o liso/alisado. Qual sua opinião?
Outro mito que precisa ser rompido. É só abrir a cabeça para as informações que o conhecimento vem e o dia a dia é só alegria. Como um cabelo que nasceu com você pode ser mais difícil de cuidar que um cabelo quimicado? O quimicado exige muito mais, sem dúvidas. Sem contar que a longo prazo danifica e faz mal pra saúde, além do tempo que se perde para mante-lo alinhado. Lutar contra a natureza não é fácil, mais fácil é aliar-se a ela.

Você já tem outros projetos paralelos?
Temos muitos temas ainda para trabalhar, por que não? Acho que o que pega mais é a questão da reeducação capilar. Muito difícil ensinar para a cacheada que cabelo emplastado não é sinônimo de hidratado e isso renderia outro livro.

Muitos afirmam que cachos estão na moda. Qual sua opinião?
No livro trato bastante desta questão. Não se trata de modismo. Estamos entrando na era da democratização da beleza e o feminismo ajudou a impulsionar isso. As mulheres estão cansadas de seguir um padrão de beleza e usar químicas alisantes para atingir um perfil inalcançável. Queremos o direito de sermos nós mesmas, e nos sentirmos bonitas assim. Tirar a venda midiática é difícil, mas quem consegue se empodera. Esse é um dos objetivos deste livro.

Onde encontrar O livro dos Cachos? Clique aqui!

Sabrinha Giampá. é jornalista e especialista em cabelos cacheados. Foto: Daniel Zago